JUSTIFICATIVA:

João dos Santos Pereira era natural de Capivari e chegou a Sorocaba em 1949. Trabalhou em diversas indústrias do setor têxtil, sempre atuando no movimento sindical e lutando por melhores condições de trabalho para a classe trabalhadora. Era membro do Partido Comunista (PCB) e foi eleito vereador em 1968 pela legenda Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Em 1975, durante a ditadura militar, devido suas reivindicações por liberdades e sua atuação no movimento operário, Pereira, assim como outros colegas de partido, foi preso em sua casa e levado para o DOI-CODI em São Paulo, onde sofreu torturas por onze dias. Já em liberdade, continuou exercendo mandato de vereador até 1982. Faleceu em 2008, aos 83 anos de idade.

João dos Santos Pereira era viúvo e deixa seis filhos, 18 netos e 13 bisnetos. Seu corpo foi sepultado no Cemitério Memorial Park.

Esta homenagem busca reverenciar uma das mais importantes figuras da luta operária da história de nossa cidade, e que muito honrou o mandato de Vereador por 12 anos nesta Casa de Leis.